Nazarenos - Determinando Nossa Identidade nas Escrituras Sagradas

Ainda hoje muitas pessoas nos interrogam sobre a razão para o Nome: Nazarenos. Outros desejam saber se a procedência desse Nome para os seguidores do Messias é de origem nas Escrituras.

Em resposta a essas duas perguntas, o que fazemos é abrir a Bíblia em Atos 24.5, onde Shaul (Paulo) é acusado de ser o “principal agitador da seita dos Nazarenos”. Você deve perceber que é uma acusação, e como tal deveria ter a força da evidência, pois estava sendo feita diante do governador ou procurador da província romana da Judéia.

Portanto, a verdade era que naquela época, na época em que este julgamento estava acontecendo, era por certo que existia nosso Povo, todos reconheciam a existência dos Nazarenos, e Shaul (Paulo) era um deles.

Solicitamos que leia em sua própria Bíblia o texto citado, leia Atos 24.5 e comprove por si mesmo a verdade que estamos apresentando: Shaul - Paulo, ou Saulo de Tarso, o apóstolo, era um Nazareno. Veja o comentário a seguir:

Documento 0012 – Arquivo Geral da CIMN

Nazarenos: Nome dado aos cristãos...” Nota de pé de página para Atos 24.5 na Bíblia de Estudos Almeida, Sociedade Bíblica do Brasil, Edição de 1999.

Vamos desculpar os comentaristas pelo erro de usar o nome "cristãos", pois, se percebe claramente o erro, ou eles são Nazarenos ou são "cristãos", não podem ser as duas coisas. O certo é que se Shaul (Paulo) era um Nazareno, e era um israelita (Romanos 11.1-2), como ele mesmo declara, então não era cristão, mas, usando a expressão "cristão" em hebraico será Messiânico (Hebraico = Mashiah = Messias). 

Agora, nós vamos determinar com exatidão a época histórica em que o julgamento de Shaul (Paulo) diante de Antonio Felix aconteceu. Consultamos a mesma Edição da Bíblia de Estudo Almeida citada acima e verificamos que Antonio Felix foi governador da província romana da Judéia desde 52 até 60 d. C. (Nota de pé de página para Atos 23.24). Isto significa que entre 52 e 60 d. C. os seguidores do Messias eram conhecidos pelo nome de Nazarenos. Isso quase 30 anos depois da implantação da Comunidade.